Marcio Lacerda é um incompreendido. Eu, pelo menos, sempre tive alguma dificuldade para compreender de onde ele tirava estas medidas esquisitas, arbitrárias, uma coisa meio Jânio Quadros de ser. Mas acho que agora eu entendi tudo. Ou pelo menos alguma coisa, ou pelo menos uma parte da coisa.
A coisa me surgiu como um estalo quando vi esta entrevista, que mais parece um relatório técnico, do engravatado prefeito no jornal dos Medioli diário oficial do governo. Se você também sempre se perguntou que tipo de política costurava aqueles decretos arbitrários de sitiar praças, perseguir hippies e skatistas, fechar parques, vender ruas, despejar de suas casas milhares de pessoas pelo bem da especulação imobiliária; se você também queria saber quais desejos profundos motivavam esta comédia de erros, acho que posso ter encontrado uma pista. Aí nesta entrevista, debaixo de todas aquelas cifras e cronogramas, está a narrativa do que, de fato, move todos os desejos do Marcinho.
Prestem atenção.
Ele começa a entrevista pelo tal Portal Sul, obra de sei lá quantos milhões de reais para desafogar o trânsito de quem vem de Nova Lima para Belo Horizonte. É a prefeitura de Belo Horizonte investindo no melhor para a mais alta burguesia da cidade, ou melhor, para a mais alta burguesia da outra cidade, afinal é em Nova Lima, a Versalhes pão de queijo, que eles pagam seus impostos e estacionam seus carrões. Aquelas vilas medievais, muradas e vigiadas por seguranças particulares.
A narrativa segue pela Savassi, outra obra milionária, em região nobre e preparada para receber os gringos da Copa, comenta a Pedro I, pra não falar que esqueceu, e deságua na Pampulha.
A Pampulha em si é um símbolo da aristocracia belorizontina. Tem algo mais a cara da aristocracia mineira que fazer um lago só para ter um iate? Idéia das mais jecas que JK saiu decalcando por onde pôde. As Obras da Pampulha são eternas, um eterno escoadouro de dinheiro público, cota socializada de um clube da aristocracia mineira. Serão mais 20 milhões por ano para controlar o assoreamento da lagoa. Mas Lacerda garante: “No mais tardar, na Copa, queremos a Lagoa da Pampulha no nível 3, para pesca e esportes náuticos sem muito contato com a água. Ainda não será para banhistas, que é o nível 2.” Ai, a Copa! Sempre ela! Claro que achei irônico que ele excluísse os banhistas, mas é implicância minha, eu sei. Mas… peraí, que papo é este de “esportes náuticos sem muito contato com a água”? Que vai rolar na Pampulha, corrida de veleiros? Corrida de lanchas?
Já percebeu onde quero chegar? Ou melhor, já percebeu onde o Lacerda queria chegar quando decidiu pedir pros compadres um apadrinhamento para se tornar prefeito e Belo Horizonte? Ele é loooouco com um iate.
Gente, tudo que o Lacerda sempre quis foi sair de carro da sua mansão no condomínio fechado onde mora no caminho para Nova Lima, não pegar nenhum trânsito, atravessar uma Savassi bonitinha, passar bem rápido por uma Antônio Carlos duplicada, já que não tem nada de bom pra ver na zona norte mesmo, e chegar com antecedência para sua corrida de veleiros na Pampulha. Já consigo imaginar sua cara de felicidade, de óculos escuros, puxando seu veleiro pelas palmeiras da Antônio Carlos, ex-governador ao lado, travado às 10 da manhã.
Daí a importância dos despejos: é preciso retirar tudo que não se encaixe no visual Bellory Hills que a pleiboizada jeca que comanda esta cidade tem planejado. Expulsam os pobres para cada vez mais longe da cidade, de preferência para outras cidades, abrem espaço para uma especulação imobiliária irresponsável, privilegiam obras para transporte motorizado individual, os carros, deixando cada vez mais precarizado o transporte dos moradores de periferia, aqueles expulsos dos centros.
Mas moradores de rua, skatistas, hippies, vendedores ambulantes, trabalhadores e vagabundos, tipos que se recusam a se deixar levar e reinventam um centro vivo no dia a dia, marcam cada metro da cidade em seus corpos, se recusam a partir. Daí as medidas “higiênicas”, fascistizantes. Daí o prefeito dizer que “é preciso uma campanha para que não distribuam comida” para os moradores e rua, e declarar em alto e bom som que criou “um critério em que o morador de rua não pode se estabelecer na via. Ele pode, no máximo, ficar com o cobertor. A prefeitura tem a obrigação e o direito de recolher todos os utensílios que ele estiver carregando. A prefeitura não pode arrastar a pessoa do local”.
“Criou um critério“? Do que este cara pensa que está falando? Completamente coerente, Lacerda, stalinista na juventude e empresário milionário na velhice, assume que a expropriação dos mais pobres é dever do poder público. A propriedade das empresas de especulação imobiliária, no entanto, continua sagrada.



June 15th, 2011 at 12:20 am
Theus, faz MUITO sentido! Pra quer viajar ate Escarpas se posso navegar na Pampulha!
June 15th, 2011 at 12:40 am
Muito bom! vou passar adiante.
June 15th, 2011 at 12:45 am
fico feliz, cara, sempre acompanho seus textos!
abraços!
June 15th, 2011 at 12:47 am
[...] Marcio Lacerda é um incompreendido. Eu, pelo menos, sempre tive alguma dificuldade para compreender de onde ele tirava estas medidas esquisitas, arbitrárias, uma coisa meio Jânio Quadros de ser. Mas acho que agora eu entendi tudo. Ou pelo menos alguma coisa, ou pelo menos uma parte da coisa. A coisa me surgiu como um estalo quan … Read More [...]
June 15th, 2011 at 10:30 am
Jornal dos Medioli?
Acho que trocou a referência dos diários de BH aí …
June 15th, 2011 at 2:03 pm
diabos, você está certo!
cismei que era n’O Tempo!
acho que agora está correto
June 15th, 2011 at 10:34 am
Gostei muito!
Tudo que ele quer é viver seu lazer chic em paz e tem essa turma barulhenta atrapalhando seus planos!
Só fiquei com uma dúvida: o iate clube só faz crescer, numa área pública, onde pela lei é proibido tampar a vista da lagoa. Será que ele já ganhou uma cota e um lugar para estacionar o seu?
June 15th, 2011 at 12:36 pm
Porra Matheus, que insight! É isso aí. Alguma explicação coerente com as atitudes do cara vc encontrou. E por aí vamos…. daqui à pouco o Quintão taí, seguindo a política do Marcinho. E Belory Hills vai tomando forma!
June 15th, 2011 at 2:22 pm
O prefeito de Belo Horizonte mora em Nova Lima. Tem fundamento fazer uma lagoa para colocar o iate. Tinha um tal de Thibau que prometeu fazer um canal do mar até Belo Horizonte para criar uma praia mineira na Praça Sete. Vamos votando…..
June 15th, 2011 at 2:31 pm
Eu acho que o LaMerda ainda vai ressuscitar o Thibau (lembram?) e fazer o “maroduto”, trazendo o mar para BH. Assim, teremos nosso próprio Leblon, para gáudio do Anestécios, Pimentéscios e néscios em geral.
June 15th, 2011 at 2:52 pm
Gênio! Já acho doido, compartilharei!! BH segue na dianteira do fim do mundo.
June 15th, 2011 at 4:10 pm
Achei doido!
June 15th, 2011 at 4:48 pm
Muito bom o texto! Bellory Hills é a melhor! Infelizmente o Márcia Lacerda rompeu um ciclo de participação social na cidade, que já não era lá grandes coisas com o Pimentel. A “tecnocratização” e a marginalização de lideranças sociais (“não-legítimas”) criaram esse monstro que ninguém sabe onde vai dar. Infelizmente estamos “felizes” demais com a Copa para prestarmos atenção nas insanidades que o Lacerda está fazendo…
June 15th, 2011 at 7:15 pm
meu temor é ver todo mundo votando no Lacerda de novo dentro de dois anos. ou então em algum tucano assumido. ou achar que “dá pra fazer” um quintão, o que não faria lá tanta diferença.
June 15th, 2011 at 5:11 pm
quer coisa mais stalinista do que matar gente de frio? ele devia tirar o cobertor dos mendigos logo, satisfaria a sede de sangue dele, nesse inverno mineiro.
June 15th, 2011 at 5:53 pm
Falou tudo. As obras realizadas em plena Savassi, zona da cidade que já concentra uma das melhores infraestruturas é simplesmente ridícula e desnecessárias. Enquanto isso, o baixo centro e as periferias estão caindo aos pedaços, longe dos olhos do nosso amabilíssimo prefeito.
Cada vez mais, a cidade concentra um espaço bem delimitado de convivência. A privatização “indireta” da cidade já é algo real. Higienização é pouco, fala-se em esterilização total do espaço urbano. Haja álcool gel. E sangue.
June 15th, 2011 at 6:59 pm
Matheusão, achei o texto sensacional. Só discordo de uma coisinha que parece ter fugido aos seus olhos: a magia. Theodén ainda não acordou. Quem vai pilotar o iate não é ele. Provavelmente nem mesmo o Grima. É o Saruman.
June 15th, 2011 at 7:08 pm
hahahaha!
e neste caso Pimentel e Aécio seriam quais personagens?
[pra quem não entendeu a piada: http://farm4.static.flickr.com/3294/3058911116_37d932ebb3.jpg?v=0 ]
June 15th, 2011 at 7:20 pm
Ha! A montagem foi perfeita.
Pra mim é claro que temos o Pimental como Grima Wormtongue e Aecinho como o sensacional mago branco!
Discorda?
June 15th, 2011 at 7:24 pm
concordo completamente.
aliás, Mago [do pó] Branco, né?
e o Pimentel é absolutamente Língua de Cobra!
June 15th, 2011 at 7:28 pm
Haha! Totalmente!
June 15th, 2011 at 8:32 pm
Será que nunca vai entrar um fdp que invista em obras sérias, como transporte público? Metrozão circulando prá lá e prá cá… Escolas de período integral, como fez o Brizola qdo foi governador do RJ… Carreira atrativa para os professores… Moradia popular… Hospitais… Aparelhagem do SUS… Defesa da população miserável… Liberação da maconha e outras drogas para diminuir a comercialização das drogas…
Puxa, tanta coisa que retiraria gente da miséria!
E ficam esses abestalhados no poder!
June 15th, 2011 at 9:35 pm
Excelente! – divulgado (:
June 15th, 2011 at 9:57 pm
Porra cara!! piada de rico, finalmente!! ensina pro povo do “politicamente incorreto” a ao menos diversificar o mercado dele!! pleiboizada jeca foi do caralho!!
June 16th, 2011 at 12:02 am
[...] envolvem as particularidades de Belo Horizonte (ou Belory Hills, como muito bem traçou o Matheus em seu post). Ora, não é de hoje que a nossa prefeitura iniciou um processo de restrição dos espaços [...]
June 16th, 2011 at 12:12 am
Ou , beleza você criticar ele não investir em transporte publico , casa pro povão e tal , mas num é porque você mora num quitinete num bairrro tipo .. Maria gorete e vai trabalhar de onibus que você pode achar que a prefeitura tem que trabalhar só pros pobres ! Rico também paga imposto e tem direito sim as obras na parte Sul da cidade . Você fala que o marcio Lacerda mora em uma ‘mansão ‘, mas a casa dele é super normal , e bem mais barata , por exemplo que o apartamento do Pimentel .
Da próxima vez que você for criticar política , deixa transparecer menos a sua inveja , porque deu pra perceber que seu sonho era morar numa mansão em um ”feudo novalimense” , ser sócio do Iate , do Minas e do PIC , ter uma lancha de 32 pés , um carrão com motorista e um monte de amigo rico e influente .
Ao invés de soltar seu veneno , vai trabalhar e quem sabe você não consegue compra um palio e mudar pra cidade nova um dia? Sonhar nunca é demais não é mesmo…
June 16th, 2011 at 12:52 am
HAHAHAHA Que comentário ridículo!!! HAHAHAHAHA
June 16th, 2011 at 12:42 pm
Não entendeu nada, tadinho.
June 16th, 2011 at 12:54 pm
Aparentemente a ironia não faz parte do repertório conceitual da classe A. Felipe, educadamente lhe peço que volte para o pré primário e recomece sua educação. Ou se mate. Qualquer uma das duas alternativas lhe fará muito bem.
June 16th, 2011 at 4:49 pm
Felipe, o que está sendo discutido aqui é uma questão de prioridades.
Não importa quem paga quanto de impostos, o governo não é, ou não deveria ser, uma empresa, onde seus direitos dependem de quantas ações possui.
Estamos falando de cidadãos.
O Lacerdismo considera prioridade obras e políticas que priorizam de forma estúpida a classe mais rica. Os comentários do Stuart Mill ali em baixo são exemplos de que já houve liberais menos suicidas, menos tapados, embora ele não seja, de forma nenhuma, meu referencial teórico.
agora, onde eu moro, no que eu trabalho e qual carro eu devo comprar… bem, isto simplesmente não é da sua conta.
June 16th, 2011 at 1:17 am
Gostei do texto, passei pra frente. Maaas…
Entre um papo e outro com o autor…
“Cometário em blog tem um, simpático problema, comum em foruns também, Trolls e Flamers. Facebook meio que soluciona isso (fica restrito a uma rede de amigos), mais também reduz a ampla divulgação (nem tanto, no caso do facebook). Eu acho que a divulgação ampla demais fode a piada – afinal, metade da (minha) graça de ler um texto de blog é (re)conhecer o estilo do cara, temática, etc… A partir do momento onde a crítica fica meio estúpida dá pra se entender que alguém não pegou a piada ou o estilo. (peraí isso cabe nos comentários)”
É, me vendi um pouco. Ainda odeio Comentar em blogs pelo motivo acima.
Beijomescreve de qualquer jeito.
PS: Algo que ainda me fascina em trolls e flamers é que você nunca sabe o quanto alguém não entendeu a piada ou é simplesmente meio babaca mesmo. Eu geralmente sou meio babaca mesmo.
PPS: Caso contrário, eu sempre tenho uma imagem para a sacanagem: http://www.coverbrowser.com/image/human-torch/37-1.jpg
June 16th, 2011 at 1:19 am
NOSSA VALEU AI KARL MARX MAIS RICO TB PAGA IMPOSTO E SÓ P DEIXAR CLARO
O SOCIALISMO É UM PENSAMENTO FALIDO!!!!!!!!!!!!! VAI ESTUDAR P NAO CONTINUAR SER O MERDA Q VC DEVE SER!!!!!!
BOA FELIPE!!!!
June 16th, 2011 at 12:50 pm
Peço desculpas pelo colega Habermas. Além de não entender que os ricos pagam imposto E usufruem mais plenamente dele que os pobres ele também não sabe que a defesa de um bom sistema de transporte público seria benéfico para patrões e empregados. Como um dos fundadores de um novo e esclarecido liberalismo econômico e político, continuo a rechaçar a postura vergonhosa de alguns colegas que, por mais clássicos que sejam, mal conseguem escrever.
Atenciosamente,
John Stuart Mill
June 16th, 2011 at 1:34 am
felipe, vc foi fenomenal!
sua contribuição, para além de me proporcionar bons momentos de diversão, trouxe uma série de ricas informações que complementam o texto.
aliás… com esse tanto de informação adicional, “mas a casa dele é super normal , e bem mais barata , por exemplo que o apartamento do Pimentel”, “ser sócio do Iate, do Minas e do PIC , ter uma lancha de 32 pés , um carrão com motorista e um monte de amigo rico e influente”, demonstrou que vc quem tem acompanhado isso bem de perto, né?
fiquei achando que esse “sonho de morar numa mansão” é sua, hein bróder… diz aí? ou será que é só raivinha por vc já morar por ali e “estar acostumado com sucrilhos no prato?”
June 16th, 2011 at 2:45 am
Seu melhor texto. Não que os outros todos não tenham sido também excelentes.
Saudades de trocar idéias diárias contigo, irmão.
June 16th, 2011 at 1:53 pm
Nossa linda BH
June 16th, 2011 at 2:03 pm
mandou bem astrogildo!!! adorei cabe melhor do que achar doido, neste caso! e bora pra frente que esta luta está só começando. voce já entrou no facebook, no impeachment do márcio??? entra lá. publiquei este seu texto lá, ok! beijão,
gostaria de receber seus textos…..
http://www.facebook.com/event.php?eid=204421982931426
June 16th, 2011 at 2:11 pm
pode deixar que envio para o seu email, Karina
obrigado!
June 16th, 2011 at 8:28 pm
Muito boa Felipe ! Já dizia Oscar Wilde ” aqueles que criticam a sociedade são os que dela não conseguem participar “. Hehehehehehhh.. Muito boa mesmo ,vou espalhar para outros rirem desse texto ridículo e bem classe z!
June 16th, 2011 at 8:41 pm
Que isso ! Fazia tempo que eu não lia um texto tão ruim e tão mal fundamentado ! Felipe captou a essência dessa publicação : a inveja. É realmente triste que existam pessoas que não conseguem compreender que existe muito trabalho e muito esforço por trás do dinheiro da classe A , e que se essa classe ostenta , o faz merecidamente.
Vou fazer como o Eduardo , espalhar esse dispararte para outros rirem também !
June 16th, 2011 at 8:53 pm
agradeço a divulgação, rapazes
voltem sempre.
June 16th, 2011 at 9:04 pm
Bom , que eu saiba não é crime algum melhorar a estetica da cidade , portanto a única parte coerente do seu texto é a que trata da reforma dos transportes públicos . De fato , Belo Horizonte esta carente de um sistema eficiente de metros .
Quanto ao resto , vou desconsiderar as suas infelizes opiniões , pois acredito que mesmo os mais limitado dos indivíduos tem algo construtivo a oferecer .
June 16th, 2011 at 9:30 pm
Oi Amélia!
Realmente não há nada de errado em “melhorar” a estética da cidade. Mas as reformas não estão melhorando a estética da cidade, estão priorizando os bairros mais ricos. Não priorizam, por exemplo, o Maria Gorete, o Alípio de Mello e etc. É uma escolha classista. Belo Horizonte é muito mais que a regional centro-sul, e há investimentos muito mais urgentes de coisas muito mais básicas do que a troca dos azulejos da Savassi. Outra coisa: por que você ignorou os comentários fascistizantes do Lacerda sobre os moradores de rua?
June 16th, 2011 at 9:12 pm
Post doidao ae!! Falo tdo mano ,estes riquinhos de merda tem mais é que se fude mermo!
Bando de filindepapai que naceu com tdo na mão fica aí falando das ideia doida dos outro….
Gradei altos ! Abrassao pro c mano , fica cum deus
June 16th, 2011 at 9:24 pm
Classe D quando resolve falar só solta merda…
June 16th, 2011 at 9:33 pm
Com exceção da Amélia, todos que vieram criticar utilizaram este argumento Caco Antibes: “você é pobre, por isto discorda de mim“.
E imagino que estas pessoas tenham estudado em escolas de elite a vida toda para conseguir criar argumentos assim tão poderosos.
June 16th, 2011 at 10:08 pm
Será que ele não é parente do Professor Hariovaldo Almeida Prado?
June 16th, 2011 at 10:10 pm
Bicho, eu pensei nisto. Mas acho que seria otimismo nosso
June 16th, 2011 at 10:16 pm
Acho que as aulas de português e interpretação de texto não são mais as mesmas no Marista, Loyola e Santo Antônio.
Vou tentar explicar em algumas linhas para vcs repassarem para seus amigos como uma interpretação suas depois de ler algum tempo e assim parecerem inteligentes: A discussão não é o iate, os milhões, o pó, o carro de luxo e Beverly Hills. O uso do humor, do absurdo, da ironia é para demonstrar a política adotada pelo Lacerda, tanto nos investimentos em infraestrutura, quanto em as políticas destinadas ao cidadão tem sido equivocadas. Mais do que necessário melhorar o transporte público em BH, os congestionamentos são impressionantes e as linhas de ônibus ineficazes. Por sua vez o problema dos moradores de rua passa pelo déficit habitacional que existe em BH que foi agravado pela bolha imobiliária. A construção de casas populares seria um dos caminhos, mas a opção do Lacerda é tomar os colchonetes e obrigar os cidadãos que moram na rua a procurar uma cidade mais humana. Sobre os impostos, não sei se os “nobres”(ironia, tá) colegas sabem, mas a proporção da carga tributária paga pela classe D e C (50% sobre o rendimento) é aproximadamente duas vezes maior que o pago pela classe A e B (25% e 30%).
O Astrogildo falou disso tudo, só que usou o humor para a conversa não ser chata como sempre tratar de política parece ser.
June 16th, 2011 at 10:28 pm
Haha… Se vc é classe z, Matheus, eu nem quero imaginar em que classe me enquadro o.O
Agora ser contra a política elitista do Lacerda e expor opinião é coisa de pobre? E, por ser coisa de pobre, é inferior, piada, comédia?
Não entendeu a piada? Fica quieto então, sô. Nada justifica dizer que fulano é um merda só porque as ironias não foram de seu agrado.
Ah neeeeem… Vou é mudar pra roças das roças, que tá difícil viver nesse mundo.
June 16th, 2011 at 10:28 pm
É aquela história que você conhece bem né, Mario: o foda de ser irônico é que quando a pessoa não entende é você o idiota.
June 16th, 2011 at 10:42 pm
conheço bem demais
o pessoal é burro de não entender as ironias e eu que sou o idiota damn you private education (quer apostar quanto q não vão entender essa tb)
June 16th, 2011 at 11:09 pm
Ai Deus… Falar que um cara virou prefeito SÓ pra andar de iate na pampulha é SACANAGEM. Pampulha é um cartão de BH que antes era sim usado por banhistas, até a expansão industrial de Contagem, que defeca na pampulha… Começar a limpar a pampulha é errado?
O cara mexeu com política a vida toda, gosta disso…
O salário dele é totalmente dividido pelo grupo que o assessora. Tá lá só pq acha que pode fazer alguma coisa…
E que merda de especulação mobiliária é essa? TODAS as construtoras querem matar o cara por causa da nova lei de construção… É bom você se inteirar meu caro… Faz as contas aí: o preço até pode subir, mas os lucros com certeza vão cair, e MUITO! Mas aposto que alguém que não faz parte da “aristocracia mineira” não consegue fazer uma conta dessa… (nossa, agora me processa por preconceito)
Aliás, que obra em Nova-Lima? Aquela que uma empresa está pagando como compensação para desafogar o trânsito do Belvedere, que é parte de BH? O mesmo Belvedere que as ruas são impecáveis? Já andou por lá jovem? De quando você entra até sair tem que tomar cuidado pra não passar num buraco e furar o pneu!
4 pistas exclusivas de ônibus é uma falta de respeito pelo visto…
Governo não gasta 1 centavo com quem mora em condomínio, já que cada árvore plantada, rua asfaltada e poste de luz acesa é privado, do condomínio, construído e mantido pelo condomínio. Segurança, educação e saúde não precisa nem dizer né?
Agora me vem alguém falar que morador de rua não é problema algum e que TODA população que se foda por essa fração de milhar que são os moradores de rua.
Pobres invasores de terras, que morrem todo dia atropelados no anel e encarecem a obra em muito…. E MAIS, não aceitam sair mesmo com uma casa melhor, querem o dinheiro… e todo mundo conhece a velha história… a prefeitura paga, eles saem e invadem outro lugar… Exclusividade de BH? Claro que não, nesse país de ignorantes, numa falsa democracia onde a lei do espertinho é a que vale, casos assim são o normal.
Acho que o palhaço que escreveu isso pode começar oferecendo a casa dele para esses moradores de rua. Aliás, vai lá e gasta o dinheiro dele pra replantar as flores da praça da estação que esse povinho destruiu… e o povinho, não é o pobre, é o brasileiro, que possui espírito de porco assumidamente.
Se banhe na pampulha e diga que não há necessidade de começar a limpar… Taca fogo no parque municipal e fala que a gente gasta muito dinheiro pra manter…
Daqui a pouco me diz que o Quintão é melhor, já que até multa o cara prometeu diminuir, que tudo se conversa…
Ai ai… esse país tá é perdido mesmo….
Onde ralar a vida toda poupando dinheiro para construir algo é crime, o certo é invadir espaço dos outros… O certo é abaixar as calças no meio da rua e cagar lá mesmo, trepar lá mesmo, dormir lá mesmo, comer lá mesmo…
June 16th, 2011 at 11:55 pm
uma aula de economia: ao se reduzir a oferta pressiona-se o preço do produto na curva de demanda. No caso da engenharia vale a pena pq o principal fator de produção é a mão-de-obra que está escassa, portanto mais caro é necessário reduzir a produção. Logo reduzir a produção é aumentar o preço é maximizar o lucro. Aprende um pouquinho ai, pq a sua educação privada não poderia cobrar a aplicação de conceitos econômicos nos exercícios de função de primeiro grau pq senão vc não formava igual ao seu papai formou.
O humor do texto não quer dizer que o prefeito não deve embelezar a cidade, mas que existem outras prioridades, ou seja, outros investimentos mais urgentes, vide um melhor transporte público. Por fim, self-made man faça um exercício mental (se conseguir) olhe a sua volta todos os objetos que você não comprou com o seu dinheiro e pense vc sem eles. Verá que nada lhe resta, inclusive o cobertor. Ou se hj em dia vc já conseguiu uma boquinha na empresa do papai ou do amigo dele, verá que antes disso nada era realmente seu, já que vc não comprou. Então se papai, mamãe e vovô te deram tudo, o cara que não ganhou nada na vida tem direito ao cobertor e ao colchonete que ele conseguiu.
June 17th, 2011 at 12:57 am
Bem, pelo visto o seu estudo de muito suor rendeu aprendizados mas não um entendimento…
O que você disse é verdade, mas você não entende nada…. A MARGEM de lucro subiu, realmente!
Mas agora faça você um exercício mental e pense:
É melhor vender 10 apartamentos com margem de 2 milhões ou 30 com margem de 1 milhão, 1 milhão e meio?
Já que sim, mão de obra é cara, mas material e terreno são também… No mais, trabalho como técnico em eletrônica em obras, trabalho que consegui com apoio moral dos meus pais, não com ajuda como você menciona. Realmente, minha cama foi meu pai que me deu e acho que é obrigação do estado fornecer a quem não tem condições….
Mas países “sérios” não fazem como você e recriminam pessoas que poupam e trabalham.
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2011/06/06/internas_economia,232189/babas-de-luxo-chegam-a-ganhar-r-4-mil-por-mes.shtml
Aqui está um exemplo. Gasta praticamente todo salário para comprar um carro que o mundo a fez pensar via propaganda ser essencial. Ganho aproximadamente o mesmo tanto que ela, porém pego ônibus enquanto junto dinheiro pra dar entrada num pálio… Claro que muito da minha economia vai para um desses apartamentos super valorizados…
EU não concordo nem um pouco com o sistema que somos forçados a sustentar, mas se não for para mudá-lo, não atrapalha quem tenta fazer dele um pouco melhor…. Quem tenta chegar a nível de Suécia….
June 17th, 2011 at 1:30 am
“É melhor vender 10 apartamentos com margem de 2 milhões ou 30 com margem de 1 milhão, 1 milhão e meio?”
A conta assim é fácil. E não é essa a situação. Disse que a mão-de-obra encareceu. Isso aumenta o custo de produção em um sistema de produção em que a mão-de-obra tem é um importante componente do custo variavel . Para se ter mais lucro não necessariamente tem-se que produzir mais. Uma redução na produção pode aumentar o preço acima do que se perdeu. Depende da curva de demand, se elástica ou inelásticaa. Ademais, o capital que antes era investido para uma produção pode ser direcionado a outro negócio. Não é matemática, é economia. Aconselho vc a ler sobre oferta/demanda e sobre demanda elástica e inelástica que vc vai entender meu ponto.
June 17th, 2011 at 2:31 am
Bem, vamos à prática… Quem constrói e já tem um puta lucro com isso não quer mudar… na maioria das vezes já até tem um outro negócio (como os donos da MASB), mas tem seu carro-chefe a construção. No caso que citei, mesmo com cifras aleatórias, você verá que na verdade não é nada longe da realidade (pelo menos em bairros centro-sul).
O fato de você falar que não é essa a situação mostra que você não está por dentro do mercado imobiliário de BH e apenas opina com conhecimentos de um estudo de teoria da economia, como se essa fosse uma área exata….
“Uma redução na produção pode aumentar o preço acima do que se perdeu. ”
Pode, de fato… No caso da construção civil, não… Os preços e quantidades de apartamentos que apresentei são bem próximo do real (na verdade o lucro não, mas o preço de venda…)
Imagina que você tenha ao longo de 40 anos montado uma firma bem sucedida de construção, sabe bem do negócio e do nada algum blogueiro diz que você pode facilmente redirecionar seu capital para a produção de alho na Argentina… Obviamente você o manda tomar no meio do c*.
Foi isso que os donos de TODAS as construtoras de BH fizeram com nosso prefeito.
Você pelo visto fez um curso e OBVIAMENTE não atua na área, pois as duas sugestões são absurdas (tanto que aumenta o lucro no caso da construção como de redirecionar o capital).
June 17th, 2011 at 10:53 pm
Ok! Eu não ia me envolver nesse papo aí de cima porque me recuso a bater boca com um BABACA DESSES. Mas, depois de ouvir todas as barbaridades ditas…
Primeiro, meu querido (ironia o “querido”, preciso explicar porque esta difícil de vocês entenderem), a obra do Belvedere não esta sendo paga pela iniciativa privada porque eles são almas boas como você dá a entender. A trincheira esta sendo “patrocinada” pelas 20 construtoras que mais investiram na região, funciona como uma especie de compensação, porque as vias de acesso a região nao dão conta do fluxo de carros depois do bum imobiliário por lá. Essa é uma pratica muito comum no mercado hoje. Quem tem que se informar é você, querido (cadê o ponto de ironia?! =D).
2 – O Sr. Técnico em Eletrônica em obra, deveria saber o que é essa “merda de especulação imobiliária”, num acha?! Bom, mas deve ser mesmo uma coisas pra lá de complexa, ou não! Mas, eu não vou tentar te explicar não, o Mario já fez isso. Acho que você ou se fez de bobo ou é burro mesmo (sem ofensas!=D)
E como não poderia deixar de falar, o caso da cama. Mais uma vez as pessoas nao entendem a ironia porque são mal informadas, coitadas! Mas acho que se você se esforçar um bucadinho que seja, no final do texto do Astrogildo, ele cita umas frases do Lacerdinha sobre a “limpeza” da cidade e a retirada dos cobertores dos moradores de rua. Porque sinceramente, prefiro acreditar que você não entendeu isso, do que você apoia isso!
June 16th, 2011 at 11:16 pm
“Sobre os impostos, não sei se os “nobres”(ironia, tá) colegas sabem, mas a proporção da carga tributária paga pela classe D e C (50% sobre o rendimento) é aproximadamente duas vezes maior que o pago pela classe A e B (25% e 30%).”
Vale ressaltar que em valore absoluto, a classe A e B pagam mais.
Mas não recebem um centavo sequer de volta, já que saúde, educação, segurança e lazer são eles mesmo que mantém…
June 16th, 2011 at 11:43 pm
o colega, eu falei proporcional, é lógico que em valores absolutos pagam mais. E recebem de volta sim pq saúde e educação são descontadas no imposto de renda. Em nenhum lugar sério no mundo, como Suécia, Noruega, Japão, DInamarca, Alemanha, Canadá só para citar alguns os mais pobres pagam proporcionalmente mais. Todo mundo mantém a sociedade. Sóbre um exemplo de uso de imposto aconselho o o documentário Sicko sobre o sistema de saúde americano. Tem um senhor lá do Canadá que ensina muito bem como aplicar os impostos quando se vive em uma sociedade.
June 17th, 2011 at 12:48 am
Amigo, usando sua citação de novo:
“Sobre os impostos, não sei se os “nobres”(ironia, tá) colegas sabem, mas a proporção da carga tributária paga pela classe D e C (50% sobre o rendimento) é aproximadamente duas vezes maior que o pago pela classe A e B (25% e 30%).”
E como assim recebem de volta pq é descontado no imposto de renda? Já viu na conta quanto fica? Vou citar minha mãe que tem 28% retido na fonte… ela recebe 4% de volta… os outros 24, nunca mais viu…. jah que ainda teve que gastar com tudo….
June 17th, 2011 at 12:58 am
Carga tributária não é só imposto de renda. Inclui os outros impostos, ICMS, ISS, IPI, Cofins. Embora a incidência de imposto de renda não atinja a classe C e D os outros impostos sim. Se duvida de mim procura no site do IPEA. E usando minha citação com grifo para seu melhor entendimento: “mas a PROPORÇÃO da carga tributária paga pela classe D e C (50% sobre o rendimento) é aproximadamente duas vezes maior que o pago pela classe A e B (25% e 30%).”
June 17th, 2011 at 1:13 am
Mas foi você que citou que eles recebem de volta via restituição do imposto de renda…
Pobre paga mais mesmo, tem que trabalhar mais para pagar todos os impostos… não está em discussão… e não recebem de volta saúde e educação de qualidade…
Mas os ricos também pagam impostos… e não recebem SEQUER a luz da rua, inclusa na taxa do condomínio…
Tá é tudo errado, mas daí dizer arbitrariamente que nosso prefeito quer é andar de iate na pampulha (sim sim, sei que é ironia)….
June 16th, 2011 at 11:19 pm
E realmente é foda… praticamente TODOS os recursos hoje empregados em BH são para o vetor norte, a parte mais pobre de Belo Horizonte…
June 16th, 2011 at 11:44 pm
Savassi e o portal sul realmente ficam no vetor norte. obrigado pela aula de geografia.
June 17th, 2011 at 12:45 am
Antonio Carlos, Cristiano Machado, Pedro I, Granja Werneck nao…
June 17th, 2011 at 12:36 am
Bom , analisando todos os comentários acima , cheguei a conclusão de que 90% dos argumentos usados por vocês das classes vira-lata foi o fato de todos das classes superiores não possuírem qualquer capacidade intelectual e dependerem completamente da bondade e do dinheiro de parentes.
Caso não seja do conhecimento de vocês , os maiores empresários mineiros dos dias de hoje são emergentes da classe vira-lata , portanto pense antes de preconceituar as classes abastadas ( é preconceito sim que vocês tem com quem é bem sucedido) lembrese que ate pouco tempo eles estavam do seu lado , e por serem competentes e esforçados chegaram aonde estão .
Quanto as famílias tradicionais , é direito delas gastar o dinheiro que seus antepassados se esforçaram para ganhar , aproveitando as coisas boas da vida e sendo felizes .
Sobre as escolas particulares mineiras lhe asseguro que sao otima qualidade ( dentre as melhores do pais )e formam otimos proficionais e cidadãos que serão nossos próximos governantes ,assim que essa onda de populistas como aquele escroque aleijado que deixou a presidencia ,passar e abrir caminho para pessoas realmente instruidas , competentes e sem o fantasma do comunismo agarrado nas saias mendigando um pouco de atenção .
Abraços
June 17th, 2011 at 12:58 am
E você COM CERTEZA não estudou nelas, porque escrever “proficionais” é bem digno de um aluno da rede pública estadual.
June 17th, 2011 at 1:00 am
Digo, nas escolas mineiras de ótima qualidade (com acento agudo no ó, querido). Eles não ensinam nessas ÓTIMAS escolas que toda palavra proparoxítona é acentuada?
June 17th, 2011 at 1:45 am
Humildes desculpas Andrea , mas o português do corretor automático do iPhone não é dos melhores. Quanto o local aonde estudei você esta certa , não foi em nenhuma escola de Belo Horizonte ,eu estude na Ecole des Roches , nos arredores de Paris , e só voltei para o Brasil a dez anos.
June 17th, 2011 at 2:22 am
HAHAHAHAHAHA! Ri alto.
iPhone da China, é? Ô desculpinha de peidorreiro.
June 17th, 2011 at 3:46 am
Estudou na França? “Classes vira-lata”? Pergunto ao ilustre colega, estudou o quê na França? Gastronomia? E se for é muito.
June 17th, 2011 at 1:02 am
“…Berço da liderança…” Perdoem-me a baranguisse, mas essa história do Pedro Veiga me lembrou a última passagem daquele filme com o Al Pacino, “Perfume de Mulher”, que o Matheus inclusive odeia!
Daí faço minhas as sábias palavras do Tenente Coronel Frank: “Se eu não estivesse velho demais, e cego demais, eu trazia um lança-chamas pra esse maldito lugar!”
Berço da liderança…
June 17th, 2011 at 1:13 am
Depois de ler os comentários acima cheguei a conclusão: Não há direita inteligente, ou eles são difíceis de se encontrar.
Ao Mayrink Veiga (que duvido que seja um Mayrink Veiga): nada contra os ricos gastarem o seu rico dinheirinho. Sou contra o indivíduo falar que mendigo não merece ganhar nada, sendo que ele mesmo vive as custas dos pais. Sobre os selfmade-men mineiros, vou dar um dado para vc: no início da década de 1970 um técnico em telecomunicações ganhava 14 salários mínimos. Quando gerente junior ganha hj? Um professor do curso técnico do CEFET ganhava 6 salários mínimos. Quando ganha hj? Os dois eram so salários do meu pai aos seus 20 anos. O poder de compra do salário mínimo à época tinha poder de compra superior ao de hj. Portanto, é fácil construir uma riqueza em um lugar de mão-de-obra com a minima qualificação já recebia rios de dinheiro e a educação de qualidade era provida pelo Estado. Sobre o sistema de educação, posso assegurar que não são de qualidade, vide os erros crasos de interpretação de todos vocês sobre o texto e os erros de ortografia como o seu ao escrever profissionais com C, escrever sem acento, gíria e etc até vai, mas querer pagar de intelectual e cometer um erro desses não pode se perdoar meu caro.
Conselho de” Bróder”: Sai da net e abre um livro. Se quiser posso indicar um de economia, um de matemática básica,um de literatura e um de gramática só para vc começar a ficar esperto.
p.s.: ler só Veja enquanto passa novela ou seriado na tv não traz cultura para ninguém.
June 17th, 2011 at 1:15 am
Era tão fácil que todo mundo virou milionário, né ?!
Facin facin… nossa… dá até dó…
June 17th, 2011 at 1:32 am
era mais fácil do que agora, não?
June 17th, 2011 at 1:18 am
Onde está escrito Quando sobre salários lê-se Quanto
June 17th, 2011 at 3:27 am
Ser menos difícil do que é agora não classifica como fácil…
Um gordo de 150 kg não ganha título de magro ao perder 30kg e pesar 120kg.
June 17th, 2011 at 1:35 am
Eu raramente perco meu tempo lendo posts de comunistas , socialistas , anarquistas e outros da raça, nas como esse foi indicado como uma ótima maneira de rir pelo meu amigo Pedro Mayrink, passei os meus olhos sobre o que você escreveu.
Depois de gargalhar por alguns minutos e mostrar para um italiano que esta aqui em casa o quanto os brasileiros “povão “são ignorantes, resolvi deixar aqui a minha impressão .
Eu fui a Belo Horizonte algumas vezes , e em todas elas reparei que a cidade estava cheia de obras. Desde então venho tecendo elogios a capital dos mineiros.
Esperar que a prefeitura invista so nos pobres é uma ilusão que só a mais limitada das cabeças pode criar . Logo vê-se que você não possui qualquer senso político económico , pois caso contrário saberia que investimentos nas áreas nobres da cidade atraem capital para a administração publica , e é com esse capital que que a prefeitura vai sustentar esse monte de desocupados que infestam as ruas das cidades brasileiras. Alem de insentivar o turismo , tais medidas agregam valor a cidade , fator essencial para o seu desenvolvimento.
Bom , não vou espor o resto dos meus argumentos pois alem de eu ter que ir a uma festa na piazza San Marco ( para os que não sabem isso fica em Veneza , na Itália ) não creio que você seja capaz de compreendelos .
Faça um favor a si mesmo e pare de escrever; você não tem futuro. Tente um dos canteiros de obras da sua cidade ,quem sabe la você não e mais bem sucedido?
June 17th, 2011 at 2:16 am
incentivar com s foi demais para quem se diz o Diogo Mainardi,
June 21st, 2011 at 2:44 am
E eXpor com “S” tbm foi demaaaaais pra mim!! Mas ele vai usar aquela desculpinha fudida de que ja vive mtos anos fora e por isso esqueceu o portugues!!
Mas concordo com o “quanto brasileiro é ignorante”… são exemplo disso o Diogo Mainardi, todos seus amiguinhos e todos os outros que nao entenderam a essencia do texto!
EXCELENTE TEXTO, MATHEUS!!! PARABEENSS!!!! Fico feliz em ver que ainda temos jeito… o Brasil ainda tem jeito! E o desenvolvimento nacional virá porque ainda temos pessoas como vc, que se mobilizam, que dizem “nao”, que questionam com argumento e conteudo! E por isso lhe agradeço!
Nao vou entrar na discussao vazia e pobre destes outros que se dizem defensores dos interesses da “aristocracia”, da “classe A (batalhadora e honrada)!! Mas como filha de (bons) politicos que sou, nao poderia me calar!
E que pensamentinho mais ignorante esse de que só os pobres defendem justiça social!
É… o lugar desses menos favorecidos intelectual e espiritualmente é na Italia, na França mesmo… Países que já estão prontos, onde nada precisa ser feito, mudado… Fiquem aí!! Vivam “het goede leven”! Comam pizza, bebam vinho! Levem com vcs o Lacerda e todos os outros cujos interesses se restringem a si mesmos!! Deixem que AQUI tentemos construir um país melhor, mais justo, mais democratico!
June 17th, 2011 at 2:16 am
De duas, uma: ou você, “Diogo Mainard”, é mais estúpido do que eu imaginava, ou você não é o Diogo Mainard (que é a opção mais plausível). Mais um erro crasso de português? eSpor? Afh… Assim não dá, assim não pode!
Mas você até deu uma boa ideia, sabe? Ia achar maaaara ver o “Astrogildo”, o Mário e alguns outros amigos que comentaram aqui trabalhando numa obra, debaixo d’um sol escaldante de verão, molhados de suor… Huuuuuuum! A boca até salivou.
June 17th, 2011 at 2:38 am
Ops, comi o “i” do querido Mainardi.
June 17th, 2011 at 2:44 am
Por que que você só sabe criticar a ortografia dos outros? Ótimo, temos aqui um caso diferente da norma brasileira de educação. Normalmente saem ignorantes e não-letrados. Saiu uma letrada, mas ignorante.
Não deixou um comentário construtivo ou que leve a um debate sobre “o dono do iate”, apenas criticou quem o fez.
Tudo bem, eu podia estar escrevendo de uma excursão à lua e não falaria isso tentando “tirar onda” como esses companheiros aí em cima fizeram, os acho uns babacas. Mas alguma coisa eles disseram, alguma opinião foi emitida.
E você, ó doce Andrea Lanna, quer ir na fazenda do meu avô 2 anos atrás me ver arando a terra debaixo de um sol escaldante?
June 17th, 2011 at 3:05 am
Mais um que não entendeu a piada. Estou corrigindo ortografia porquê, na MINHA opinião, é a única coisa que dá pra salvar dos comentários deles – fora a minha enorme descrença quanto ao fato dos posts serem de quem eles se dizem ser.
1 – Por trás desse post existem outras inúmeras discussões, outros questionamentos feitos com relação à política do Lacerda.
2- Conheço o dono do blog há dez anos.
1+2=3 – Eu entendi a piada, e curti. É errado compartilhar uma mesma opinião? Não, não é. Assim como você tem o direito irrefutável de discordar. Mas discordar com argumentos válidos, sem dizer que fulano é um merda, classe vira lata, comunista (não que seja um xingamento mas, no caso, o uso foi pejorativo).
Haha… A cena se formou na minha cabeça e foi lindo: um estranho – que é você – no lugar do boi, puxando o arado… Depois você passa grade também? Subsolador? Avisa pro seu avô que o governo fornece vários tipo de financiamento para produtores rurais; ele pode comprar uns boizinhos, até mesmo um trator, e parar de explorar os pobres netinhos pra puxar o arado.
Cadê a porr* do ponto de ironia?
June 17th, 2011 at 3:09 am
*vários tipoS de financiamento.
Esse trem de bater boca na internet e estudar pra prova não funciona.
June 17th, 2011 at 3:23 am
Hahahaha, jamais dará certo….
E, eu, bobo nada, usei enxada mas arei com trator também… um velho de guerra… bem, não vem ao caso, vem?
Concordo, os bródi ali de cima são uns retardados, inclusive já disse isso. não acho que ficar xingando (embora eu tb o faça com frequência) seja correto…
Mas falar que só salva corrigir os erros ortográficos? ahhh, pára…
Ele também exagera ao dizer em investir só em pobres, mas prova um ponto nada discutido aqui: que o blogueiro acha que obra e TODO dinheiro público tem que ser voltado para os pobres…
Que obras no centro-sul são absurdas…
Além de se esquecer completamente que Antonio Carlos foi duplicada e agora a Pedro I e quem mais sairá com benefício é o pobre que vive em Venda Nova.
E que essa sim é a obra que mais gastou os cofres públicos…
vai falar agora que a Pedro I é só pra caso o prefeito decida ir com sua lancha pro laguinho da sede administrativa?
Não defendo Lacerda cegamente, acho que muitas coisas deveriam ser repensadas… mas daí pra falar que só faz bosta é muita sacanagem. e ainda por cima querer me provar, ao citar NOMES de curvas, que pra construtora TANTO FAZ a quantidade de apartamentos, é brincadeira né ?
June 17th, 2011 at 2:50 am
Adorei o texto e ri horrores! Nao pelas mesmas razoes dos analfabetos funcionais acima, claro…
Mais triste é ver que nao se trata só de burrice – nao me entendam mal, sao sim umas antas – mas nao é só isso, sao antas que acham bacaninha fazer “o ridículo em Veneza”…
Exprimo minha solidariedade às “antas da claCe A” assim ó: morro de dó.
June 17th, 2011 at 3:47 am
Aaaahhh… Eu sou da “classe vira lata”, e confesso que não vi muito progresso em BH com a gestão do Lacerda não. Transporte público, sistema de saúde, ensino público: tudo continua uma merd*. E justamente uma merd* para quem não pode pagar por algo melhor.
Moro em Viçosa há quatro anos, mas minha família continua em BH e estou na cidade com frequência. A diferença visual é notável, Antônio Carlos duplicada, obra pra tudo quanto é lado etc e tal. É uma cidade cada vez mais bonita, mas é meio “pra inglês ver”. O transporte público já ultrapassou e muito sua capacidade suporte – e só quem pega ônibus todo santo dia sabe disso. Atendimento médico então, que belezinha: PSs lotado, lista de espera de meses para fazer exames como mamografia e ultrasom (esse dado é recente e é verídico, minha mãe ficou uns 3 meses esperando).
Adianta puxar o cobertor para cima e deixar os pés descobertos? As obras são importantes sim, mas não são a única obrigação da prefeitura. E não concordo com o pensamento tacanha de que “aaahhh, pelo menos tão fazendo alguma coisa!”; é dinheiro público, e deve ser INTEGRALMENTE investido no povo – da classe A à classe Z.
Só pra encerrar a brincadeira e eu voltar minha total atenção aos slides de construções rurais: tenta ler o post com uma boa dose de humor e nenhum ou pouco senso crítico. Pode ser que você perceba, ainda há esperança… =]
June 17th, 2011 at 4:05 am
Aiii, mas calma um pouco… as obras dos BRTs já foram anunciadas… é liberar as verbas para fazer… não tem dinheiro pra fazer tudo de uma vez, primeiro duplica, depois instala… Isso é Brasil, demora… mas vai ficar pronto.
Me perdoa, mas a própria educação depende de muitas outras coias além da escola… têm escolas municipais com nota 7,2 em BH. A diferença dessa escola no bairro Cidade Nova para outras? O bairro, a educação dos pais dos alunos…
Mudar esse cenário no Brasil é impossível para uma prefeitura, deveria ser um plano nacional, prioritário e URGENTE!
Mas não é….
June 17th, 2011 at 3:55 am
Adoro um argumento que começa desqualificando o interlocutor por algum “ista”. Argumentum ad hominem, o rei das falácias. Aos colegas que se dizem ricos só posso sacar o pior dos clichês, o da pobreza de espírito. Não há vergonha em ter o não ter dinheiro, mas a ostentação patética da riqueza ou da pobreza soa como uma autoafirmação tão patética que só posso pensar que todos esses comentários foram feitos por um só infeliz, ou mesmo por alguém muito mais esperto e irônico que todos nós e que está a fazer a melhor de todas as piadas. Antes de dormir, me atenho à segunda alternativa. Boa noite. E boa sorte.
June 17th, 2011 at 4:12 am
Kleberson, o que está acontecendo aqui é o seguinte. Algumas pessoas estão achando que isso aqui é uma discursão infantil, dos tempos da escola, em que o que está em jogo é ganhar. Naquela época a argumentação era secundária, valia de tudo, inclusive transformar a disputa numa coisa moral:
-você é feio
-você que é mais
-mas a sua mãe é puta
-e você, que tem a mãe puta e ainda tem a perna torta?
E quando gente crescida escuta essas coisas, a única coisa que se pode falar mesmo é da ortografia. Ou ficar calado. Ou ter dó mesmo, como é o caso da nossa amiga Maricota.
Mas estou vendo que você concorda comigo. Então vamos lá. Peço uma segunda leitura do texto do nosso amigo Astrogildo. Muitas vezes uma segunda leitura pode resolver muitos problemas de entendimento e interpretação.
Agora que você leu novamente, vamos conversar. Está claro que, apesar da seriedade do texto, trata-se de um texto bem humorado. Irônico. Devemos os nossos parabéns ao autor, porque para além do seu conteúdo, esse é o grande trunfo do texto.
Agora, nós podemos concordar ou não. Essa é a beleza da coisa. Acho inclusive que o disacordo nesse caso, fora daquele momento ilustrado lá em cima, é mais frutífero ainda, do contrário só teríamos aqui nos comentários um monte de “Parabéns, muito bom!”
Obviamente, ninguém aqui é contra a transformação da cidade em uma Beverly Hills. Eu adoraria morar numa cidade assim. Mas que não seja uma B.H (isso ficou muito bom) pra inglês ver. De mentira. De fachada. Que atenda interesses escusos e elitistas. É na nossa cidade que estamos falando e do estranho caminho que estamos tomando.
O teor desse texto não é só falar mal e difamar o nosso prefeito, já disse para ler o texto novamente, não? O teor dele é bem mais específico do que isso. É denunciar uma conduta que ninguém parece estar dando a devida atenção, isso porque provavelmente estão todos se deliciando com a deliciosa revitalização da Savassi. Isso e um choppinho gelado.
June 17th, 2011 at 1:35 pm
Choppinho gelado sem copo de vidro. Ou garrafa. Né?
June 17th, 2011 at 1:33 pm
Segui o conselho de um amigo e conferi os IPs da “classe A”: são só 3 diferentes
isso que dá alimentar Trolls.
June 17th, 2011 at 2:32 pm
Kleberson disse:
“Ai Deus… Falar que um cara virou prefeito SÓ pra andar de iate na pampulha é SACANAGEM.”
Oras, então fui bem sucedido
“que o blogueiro acha que obra e TODO dinheiro público tem que ser voltado para os pobres…
Que obras no centro-sul são absurdas…”
E cê tirou isto DE ONDE, meu querido? Porque obviamente nem o texto nem meus comentários permitem tal conclusão.
Veja bem, eu não devia, mas vou tentar deixar algumas posições mais claras.
* Os “critérios criados” sobre o tratamentos dos moradores de rua são medievais, fascistizantes mesmo. Uma solução sacana, que abusa de uma relação de poder absurda: o prefeito milionário de posse do Estado expropria os mais pobres dentre os pobres. E ao mesmo tempo que se considera no direito de expropriar o pouco que tem os moradores de rua por dormirem na calçada, não o faz com as empresas que especulam com terras griladas ou que devem milhões em impostos, como o caso dos proprietários das terras da Comunidade Dandara. É um “critério” que prioriza os mais ricos, um “critério” classista. E este é só um exemplo das medidas “higiênicas” que o Lacerdismo tem feito na centro-sul.
* BRT é melhor do que o que temos, claro, mas não é nem de perto uma solução. Na verdade qualquer belorizontinho sabe o que precisa ser feito, a prefeitura não o faz porque precisa de honrar os compromissos com as famílias das empresas de ônibus e não com os cidadãos. São escolhas.
Cê comentou sobre os corredores, mas do jeito que foram feitos são soluções caras e pouco eficazes a longo prazo. Cê citou o corredor de ônibus da Cristiano Machado, mas aquilo é uma filhadaputagem, um funil, mas isto não foi o Lacerda, foi o Pimentel+Aécio, uns Lacerda avant la lettre.
De qualquer forma estas reformas nos corredores da cidade não são exatamente comparáveis ao recapeamento da Savassi. A nova Antônio Carlos foi um estupro urbanístico que não levou em conta nada dos bairros do entorno, a Savassi está recebendo um trabalho cuidadoso para ficar bonitinha. A Zona Norte é tratada como o dormitório, lugar de passagem, lugar de corredores, não de praças, ruas bonitas, SLU 3 vezes por dia. Ninguem vai “revitalizar” o Alípio de Mello com um orçamento e um tratamento comparável ao da Savassi, mesmo que vivam ali mais cidadãos que na Savassi. São escolhas. Eu não disse que não se deve embelezar a zona sul. Apenas disse que discordo destes critérios que determinam como gastar o orçamento limitado da cidade, que acho que fazer um sistema de saneamento básico em alguns bairros é mais urgente.
* Quanto aos moradores de condomínios não receberem os investimentos de luz e segurança… cara, tá maluco? O cabra escolheu sair da cidade, evadir de qualquer espaço público em troca da segurança de um condomínio fechado. É uma escolha. Agora cê acha que a PBH tem que instalar poste dentro de lotes particulares em outro município? Pirou.
esqueci algo?
June 17th, 2011 at 3:56 pm
gostei de mais do seu texto, muito esclarecedor e só te digo o seguinte a imagem que me vem na cabeça de imediato é de pânico e revolta! – vai aí uma dica de vídeo que tem tudo haver com essa mentalidade só que aplicada a Buenos Aires onde estou agora, mas quero muito voltar para botar a mão na massa contra essas e outras patifarias, um abraço
se chama GPSS e foi feito por um humorista argentino que chamado Peter Capusotto: http://www.youtube.com/watch?v=mdVASAMfr48
June 17th, 2011 at 4:15 pm
Qual é o papel da administração pública? Atuar de forma a promover o bem estar social. De que forma isto é feito atualmente em B.H. ? Priorizando a revitalização de alguns pontos da cidade sem considerar a necessidade de medidas urgentes que beneficiariam uma parcela muito maior da população.
Só isso já seria incoerente (e cruel).
Mas vamos lá…
Falar em desigualdade social parece conversa antiga, mas não é. Ao investir em áreas nobres da cidade, o que a administração faz é aumentar ainda mais a distância entre o subúrbio e o centro-sul. De que forma isso pode promover o bem estar? De forma alguma.
Primeiro porque os suburbanos e favelados continuam tomando no cu. Seus bairros não são revitalizados, suas ruas não são sinalizadas, seus postos de saúde são precários e o transporte público…alguém aí quer falar sobre o transporte público?
Onde vcs acham que a maior parte dessas pessoas trabalha? No setor de serviços. Qual parte da cidade concentra o maior número de empregos neste setor? A região central.
Agora vamos falar um pouquinho sobre a especulação imobiliária em B.H. (gostei disso, Grandão). O preço do aluguel está subindo de forma assustadora e os “pobres” estão tendo que ir morar cada vez mais longe para conseguir pagar o aluguel. Só que eles continuam trabalhando no mesmo lugar. Que diferença isso faz? Pouca. Eles continuam tomando no cu diariamente, só que por mais tempo…
Neste momento, vc da ClaCe A deve estar se perguntando…”mas o que essa mulher acha que há de ruim nisso? Eu estou aqui na minha B.H. bonitinha, com os pobres cada vez mais longe de mim. Melhor impossível!”
Para pessoas assim, não falta só empatia, solidariedade e gentileza. Falta inteligência também. Estar pouco se fodendo para o mundo não significa estar fora dele. Se o bacana é ter grana e coisas bonitinhas…seria legal não viver com medo, gastando grana com segurança e perdendo a liberdade. Dava até p/ economizar e – quem sabe? – um dia até comprar um Iate.
June 17th, 2011 at 5:39 pm
É que nossos ilustres concidadãos da Classe A+ não pensam no que existe além daquilo que os cerca. E a julgar pelos comentários presentes aqui, o que cerca alguns deles é uma cerca. E não importa se tem caviar num cocho e champagne no outro, continuam sendo asnos.
June 17th, 2011 at 4:43 pm
Maricota foi direto ao essencial.
June 17th, 2011 at 4:48 pm
Também achei. I rest my case.
June 17th, 2011 at 5:10 pm
Vocês tão subestimando o cara. Se tá tendo obra é porque é onde se frauda licitação, superfatura tudo e ainda gera uma sensação geral do que alguma coisa está sendo feita pela cidade.
Não sei se vocês já prestaram atenção, mas aquele viaduto da Santa Rosa na Antônio Carlos já foi refeito 2 vezes e agora está sendo refeito de novo. O Lacerda só tá aprendendo a matéria que Maluf e Newton Cardoso já dão aula a muito tempo. E daí se ele anda de iate ? Ele anda de iate mas faz alguma coisa !
Além disso, o cara também tem que retornar o dinheiro de campanha que entrou das construtoras. É completamente incoerente as construtoras bancarem o cara, e ele chegar lá e não dar retorno nenhum !
Vocês tão preocupados demais. Até o final do ano ele deve acabar de pagar os credores e acabar de passar pra população toda a sensação de a cidade tá mudando (empregada também visita zona sul, uai !). Aí vai ter um ano INTEIRINHO pra cuidadar do que é importante na cidade. Deixa o cara trabalhar..
June 17th, 2011 at 5:21 pm
Parabéns John stuart Mill , você finalmente ( demorou hein?) entendeu que todos esses comentários foram bobagens escritas por mim ( aquele Felipe lá do inicio ), e que me renderam , e alguns amigos grandes risadas. E incrível como as pessoas não percebem as semelhanças entre vários dos comentários , pois apesar de nomes diferentes , tinham basicamente a mesma essência . Ate escrevi um a seu favor ( vide wesley) para tornar a situação mais cômica ..
Falando seriamente agora ,eu apenas li o post porque achei , pelo título se tratar de um artigo sobre esportes náuticos na Pampulha , mas logo nas primeiras linhas vi que a coisa não era bem assim. Como morei por muitos anos em um condomínio em Nova Lima e hoje moro em Lourdes , realmente discordei das suas ideas quanto a zona Sul . Concordo plenamente que Belo Horizonte precisa de um melhor sistema de transportes e talvez mais investimentos sociais. Minha família já foi muito rica , mas nós quebramos , portanto nada para mim veio facilmente como foi insinuado varias vezes , muito pelo contrário .
Gostaria de agradecer ao Kleberson por apresentar argumentos tão consistentes e sensatos , que exprimiram muito bem a minha verdadeira opinião .
Obrigado a todos pelo ótimo divertimento .
Um abraço
June 17th, 2011 at 5:43 pm
“Without a winking smiley or other blatant display of humor, it is impossible to create a parody of Fundamentalism that SOMEONE won’t mistake for the real thing. For example, some conservatives consider noted homophobe Fred Phelps to be so over-the-top that they argue he’s a “deep cover liberal” trying to discredit more mainstream homophobe.”
June 17th, 2011 at 5:50 pm
A moral da história é que aparentemente isso vale para qualquer tipo de fundamentalismo.
June 17th, 2011 at 10:22 pm
Cara, só tenho uma coisa pra te dizer: aaaaaai que preguiça…!
June 17th, 2011 at 11:14 pm
Sério, esse povo tipo o Mainardi, estão brincando. Só pode! Porque, na boa, em que mundo eles vivem?! Ai que preguiça ²
E para não perder a piada. Mainardi, pergunta para seu hospede italiano se ele vota no Berlusconi. Isso explicaria muita coisa. =D
June 18th, 2011 at 9:20 pm
Defendo a liberdade de expressao, e a politizaçao da populaçao, desde que se politizar não signifique ter uma visão tendenciosa e ignorante como a que foi apresentada.
Esse artigo sinceramente é de um individuo que vive na zona Sul e acredita que lagoa da pampulha é reduto da aristocracia.
Falo isso porque moro e corro todos os dias lá.. a lagoa pode sim ser reduto de pessoas que sejam bem sucedidas, mas a maior parte dos frequentadores , quem está lá e usufrui todos os dias, são pessoas simples, que veem a lagoa como um dos unicos lugares publicos de lazer da cidade, e o que devemo fazer?? deixar a represa apodrecendo como está acontecendo????
Vocês acham que investimento em arquiterura e urbanismo é reduto da aristocracia?? sinceramente, quanta ingenuidade e ignorania.. O complexo arquitetonico da Pampulha foi construido, por um dos mais reconhecidos aruitetos do Brasil, tentou incentivar a arte e vida cultural da cidade na epoca. Restaurar não só o complexo, mas salvar a lagoa, significa uma melhroa no bem estar de uma populaçao carente, significa a possibilidade de movimentar a economica, com um bem, que como você mesmo disse já está construído.
Você simplesmente por ter internet, pode ver tantos exemplos no mundo de como um bem em bom estado pode representar para a economia de uma cidade, eles na maioria das vezes se encontram sim em uma região valorizada imobiliariamente, mas nem por isso devem ser jogados as traças. Exemplos, em Paris, NY, Buenos Aires, Sidney, Capetown..
Esse pensamento tãoooo limitado meu filho, faz o Brasil ser o que é hoje, sem nenhuma opçao de lazer gratuita de qualidade, sem parques, areas verdes, ou conservadas…
Se pensassemos todos dessa forma, um espaço como INHOTIM jamais sairia do papel.
Repense na cidade que você quer viver.
June 19th, 2011 at 1:39 pm
Oi Rafa.
Não fique na superfície, dê uma lida nos demais comentários acima, alguns explicitam alguns pontos do texto!
.
A Pampulha foi criada sim como reduto de diversões para a classe dominante. É claro que como o vetor de crescimento da cidade foi a zona norte, isto perdeu muito, mas ainda o é em partes. Mas o que eu alertava é que a Pampulha se tornou um escoadouro de dinheiro público, uma obra interminável que vem sendo paga há meio século e nunca termina. Para mim é óbvio que isto é um vetor de corrupção fabuloso. E existem sim outras soluções, milhares, basta querer. Qualquer coisa entre exigir transparência desta obra e auditoira das antigas, ou transformar aquilo tudo em um parque. Eu não sei, mas precisa deixar de ser tabu.
.
Se você lesse com um pouco mais de cuidado veria que eu não disse que investimentos em arquitetura e urbanismo são ruins, eu disse o oposto. Que eles são extremamente necessários por toda a cidade. Mas o que acontece é que alguns bairros são recortados por corredores e outros recebem um fino tratamento urbanístico. Nada contra ser feito no centro-sul, o problema é ser feito SÓ na Savassi, e não no Maria Gorete por exemplo.
June 19th, 2011 at 2:06 pm
Rafa disse: “Defendo a liberdade de expressao, e a politizaçao da populaçao, desde que se politizar não signifique ter uma visão tendenciosa e ignorante como a que foi apresentada.”
.
ou seja, defendo a liberdade de expressão, e a politização da população, desde que não discordem de mim. (:
.
Não existe política “neutra”, meu caro, política é tendência (:
June 19th, 2011 at 3:36 pm
Política é tendência sem sombra de dúvidas, mas ser fiel à um partido não significa apoiar tudo o que o seu partido faz, e discordar de tudo que a oposiçao sugere, atitude carissimo que muitos brasileiros adotam, e foi a cerca desse ponto que discorri.
Por atitudes assim, que escandalos não são investigados, que a vergonha e corrupção continuam, porque é mais fácil aceitar, sem nunca questionar.Só porque vc é fiel ao PMDB não significa que você precisa aplaudir tudo o que partido faz, e não porque vc é Petista que precisa concordar com todas as direçoes que tal governo toma.
Portanto POLITIZAR r, é acima de tudo adotar uma atitude politica, de envolvimento e constante questionamento, e não simplesmente ganhar uma carteirinha de um partido e acormodar-se em sua retorica.
E só para fechar, apesar de não ter a menor importância, eu sigo a mesma vertente politica que o autor, estou apenas discordando de suas criticas com o outro partido.
June 19th, 2011 at 7:09 pm
Concordo completamente, Rafa.

Mas não sou de partido nenhum, ok ?
.
Mas me explique melhor suas discordâncias?
Tentei te responder ali em cima, não sei se contemplou suas críticas
abraços
June 20th, 2011 at 4:42 pm
O que mais irrita pra mim, em política, é que qualquer mané com meia dúzia de factoides fala o que quiser sobre quem quiser…
Hipocrisia pra mim, é alguém que se diz preocupado com o interesse público, criticar obras de trânsito… não importa em que lugar da cidade ela seja feita! Pra começar querido, não sei se vc já percebeu, mas o trânsito gerado pelo belvedere simplesmente paraliza a Raja e a Nossa senhora do Carmo, e também não sei se vc sabe, mas mta gente que não é rica e não mora em Nova Lima, trabalha e precisa dessa rota livre pra voltar pra casa DE ÔNIBUS depois de um longo dia de trabalho… E assim, só pra te esclarecer… vc acha que a Antônio Carlos fica em qual região? SUL?! pq pra mim a Antônio Carlos é a principal via de acesso para todos os bairros da ZONA NORTE… olha…. que curioso…
Agora, o pior desse seu post de falso esclarecido nem foi isso… ninguém te contou que esse idealismo comunista saiu de moda há uns 30 aninhos atrás não? Atacar alguém pelo simples fato dela ter dinheiro (óbviamente muito mais que você) não mostra uma pessoa esclarecida, mostra alguém mais ignorante do que um traficante de quinta que não completou nem a 2ª série e só sabe mesmo é atirar pra tudo quanto é lado….
Enquanto no Brasil existir gente que achar que alguém é pior ou está errado só pq tem muita grana, realmente não vamos a lugar algum…. De fato, é compreensível nos abismarmos com gente que tem avião e anda de helicóptero enquanto temos essa quantidade de analfabetos e miseráveis… Mas a culpa da miséria não é do cara que trabalhou a vida inteira pra ter o que tem (como é o caso do nosso prefeito, que, se vc não sabe, construiu uma empresa sólida do nada, e sim, hoje tem tanta grana q não tem mais onde colocar!)…. Também é verdade que a esmagadora maioria dos políticos é safada mesmo, rouba e aumenta patrimônio às nossas custas, mas novamente, mas gostaria sinceramente de saber aonde é que vc já viu escrito que o tal prefeito dessa cidade já fez algo parecido… (não estou dizendo que não fez… só que nunca houve qualquer índicio…)
Concordo plenamente que existem zilhões de problemas importantes a serem resolvidos em BH, principlamente aqueles básicos de Educação, Saúde para os mais pobres, agora, achar que ignorar os problemas que a parcela privilegiada da população enfrenta é a solução, sinceramente, se não é ingenuidade, é ignorância!
Quanto tempo você acha que duraria e qual seria a viabilidade de uma gestão que ignorasse o problema gigantesco do trânsito da Zona Sul? As classe A,B,C pagam muito imposto (óbvio, já que tem $ para isso), justamente em nome dessa justiça social, agora esperar que o contribuinte gaste seu dinheiro e não veja sequer UM resultado para si, já é demais! Ou você acha que não seria vantagem também para a classe alta ter um sistema público de saúde ou de educação que funcione?!
Sinceramente essas suas críticas são completamente vazias e superficiais… de alguém que leu por alto uma matéria de jornal comprada e resolveu comentar… Gentileza criticar com substância…. e mais, com bom senso!
June 30th, 2011 at 7:54 pm
[...] mas nos bastidores preocupa Lacerda e seus aliados, que veem crescer na internet as páginas de protestos e críticas contra sua administração. Movimento semelhante para tirar do cargo a prefeita de [...]
June 30th, 2011 at 9:10 pm
[...] mas nos bastidores preocupa Lacerda e seus aliados, que veem crescer na internet as páginas de protestos e críticas contra sua administração. Movimento semelhante para tirar do cargo a prefeita de [...]
June 30th, 2011 at 9:33 pm
[...] mas nos bastidores preocupa Lacerda e seus aliados, que veem crescer na internet as páginas de protestos e críticas contra sua administração. Movimento semelhante para tirar do cargo a prefeita de [...]
July 1st, 2011 at 3:01 pm
[...] mas nos bastidores preocupa Lacerda e seus aliados, que veem crescer na internet as páginas de protestos e críticas contra sua administração. Movimento semelhante para tirar do cargo a prefeita de [...]